As Mutações do SARS-CoV-2

 As Mutações do SARS-CoV-2
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Após mais de um ano de Pandemia, os estudos sobe o vírus SARS-CoV-2 – COVID-19, continuam em todo o mundo para desenvolver novas vacinas e outras formas de combater definitivamente o vírus e fazer o Planeta retornar as atividades de forma mais despreocupada.

Mas o vírus, assim como qualquer ser vivo, ele também luta para se manter vivo e por isso, as mutações ocorrem para que ele continue se proliferando e é ai que a os sistemas de saúde pública mundial temem a cada nova variante aparece.

A cada nova mutação, é como se os estudos voltassem a zero, pois é preciso saber qual é potência de transmissão, quais o agravamentos na saúde ele pode causar e principalmente, saber se as vacinas atuais são eficazes.

A capacidade de adquirir rapidamente novas características genéticas permite que os vírus surjam em novos hospedeiros, evitem a imunidade induzida pela vacina e se tornem mais virulentos.

Por causa dessa possiblidade de mutação do vírus é que os cuidados já amplamente divulgados devem ser mantidos pois isso pode evitar que a transmissão de um nova variante do vírus passe entre as pessoas podendo agravar o sistema de saúde e consequentemente o econômico obrigando o fechamento de estabelecimentos comerciais.

Os cientistas já possuem conhecimento sobre as mutações do vírus e suas descrições:

– a linhagem B.1.1.7, esta cepa pode ser considerada cerca de 30 a 50 % mais infeccionas que o SARS-CoV-2 originais e as vacinas atuais, se mostraram funcionais;

– a linhagem B.1.351, esta variante foi detectada na África do Sul em 2020 e encontrada em outros 48 Países, é 50% mais transmissível e a vacina da Pfizer é 75% eficaz;

– a linhagem P.1, descrita pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, mencionou que essa cepa teria chegado ao Brasil em Janeiro sendo rastreada em Manaus, considerada mais mortal e mais transmissível;

Essas e outras cepas já descobertas continuam sendo acompanhadas e estudadas pelos cientistas em todo o Mundo.

Cada um de nós, somos responsáveis por diminuir essas mutações mantendo a higienização frequente das mãos incluindo o álcool gel 70% e o uso correto e adequado de máscaras.

Forte abraço, por favor cuide-se bem, dos outros também e conte comigo!

Fonte: https://www.news-medical.net/health/What-Mutations-of-SARS-CoV-2-are-Causing-Concern.aspx
Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F
Colunista do Jornal Digital da Região Oeste
Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados