Após recorde de inscritos, artistas de Barueri iniciam apresentações no Festival da Lei Aldir Blanc 

 Após recorde de inscritos, artistas de Barueri iniciam apresentações no Festival da Lei Aldir Blanc 
Compartilhe essa matéria

Foi um sucesso o número de inscrições para os editais da Lei Federal Aldir Blanc  Barueri, em 2021. Neste sábado, dia 27, começam as apresentações dos artistas contemplados pela Lei. 

Serão mais de 10 dias de apresentações em vários locais da cidade, como Centro de Eventos, Arena de Eventos do Parque Municipal Dom José, Terminal Rodoferroviário do Centro, na Estação da CPTM e na Praça do Jardim Paulista. 

A abertura será na Feirarte, no estacionamento em frente a Prefeitura de Barueri. Os artesãos ministrarão oficinas de couro, anéis com adereços e mini jardins, terrários, entre outros.  

Nesta edição foram recebidas 532 inscrições, que passaram por um processo de avaliação através das comissões compostas por profissionais das áreas artísticas da Secretaria de Cultura e Turismo. Um dos editais que mais receberam inscritos foi o 002 Cultura para a Cidade, sendo que música contabilizou mais de 160 inscrições.

No total foram 283 classificados. Foram abertos outros oito de premiação para artistas, sendo dois específicos para a cultura afro-brasileira e outro para Vivências Culturais da Diversidade LGBTQIA+. Entre as modalidades artísticas destacam-se música, teatro, circo, conto, poesia, história em quadrinhos, artesanato, muralismo, DJ (Disc Jockey), entre outras.

“Realizamos uma força-tarefa para concluir esse projeto que beneficiará uma das classes que mais foram atingidas durante o período da pandemia. O objetivo é que essa verba chegue nas mãos dos artistas. Dessa vez o público poderá prestigiar as apresentações, que acontecerão em vários locais de Barueri”, afirmou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

A Lei Aldir Blanc foi criada em caráter emergencial devido aos efeitos econômicos e sociais derivados da pandemia da Covid-19. Ela foi sancionada em 29 de junho de 2020 em homenagem ao letrista e compositor homônimo, que morreu em maio desse mesmo ano. A verba remanescente do ano passado está sendo utilizada nesta segunda fase da Lei e beneficiará os artistas da cidade.

Confira a programação das apresentações artísticas e oficinas AQUI

0 Reviews

Relacionados