Alesp realiza abertura dos trabalhos do IBGE para Censo Demográfico de 2022 no Estado

 Alesp realiza abertura dos trabalhos do IBGE para Censo Demográfico de 2022 no Estado
Compartilhe essa matéria

A pesquisa que ocorrerá dois anos após a data inicial prevista, contará com novas tecnologias e parceria de todos os setores

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (17/11), a abertura dos trabalhos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para dar sequência ao censo demográfico de 2022, no Estado de São Paulo.

O censo demográfico é uma ampla pesquisa realizada nas residências de todo o território nacional para coletar dados sobre as condições de vida da população.

A ação envolve uma parceria entre diversas entidades como a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), o IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico), além de prefeituras, Câmaras Municipais e outros.

A periodicidade da pesquisa é decenal e estava prevista para ser realizada no ano de 2020, entretanto, foi adiada em decorrência da pandemia da Covid-19 e de cortes no orçamento para a realização, por parte do Governo Federal.

Metodologia

As visitas dos recenseadores à população vão ocorrer entre junho e agosto de 2022. A estimativa é de que cerca de 78 milhões de domicílios sejam investigados, sendo mais de 17 milhões apenas no estado.

O deputado Mauro Bragato (PSDB) presidiu o encontro no qual representou todos os parlamentares da Casa Legislativa. Para ele, as informações apuradas serão fundamentais para a elaboração de políticas públicas.

“O nosso Estado tem dimensões de uma nação com 46 milhões de habitantes e precisamos ter essas informações com o máximo de detalhes possíveis, não tem como fazer planejamento sem os dados da população”.

Além do deputado, estiveram presentes alguns convidados, como o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Francisco Garrido Barcia, e o general de Brigada da Secretaria de Segurança Pública, Carlos Sérgio Camara Saú.

De acordo com Garrido, a investigação será a mais relevante, levando em consideração as adversidades que o país vem enfrentando.

“Foi aportado um volume grande de recursos em orçamento para que a gente realize essa operação censitária que certamente será a mais importante da nossa história, afinal, temos um tempo muito grande transcorrido desde o último e ocorreram muitas modificações em todos os sentidos, incluindo uma pandemia”, disse.

Seguindo o mesmo sentido que o deputado Mauro Bragato, o representante do IBGE afirmou ainda que as informações vão contribuir para a efetiva apuração de questões sociais.

“Vamos cumprir essa missão pública de interesse social e vamos entregar essas informações para que gere conhecimento suficiente para que as políticas públicas possam ser melhor concebidas, com melhorias substanciais, principalmente na diminuição das desigualdades e vulnerabilidades que ainda temos no país, especialmente nas questões mais sensíveis: segurança, saúde e educação”, reforçou.

Já o general Carlos Sérgio acredita que a área da segurança pública no Estado será uma das mais beneficiadas pelo Censo de 2022.

“[Tenho] a esperança de que teremos no próximo ano um retrato do nosso país, que será importantíssimo para todos os setores, mas principalmente para a segurança pública, que vai apoiar as atividades do IBGE no Estado de São Paulo. Também somos usuários dos dados que serão levantados”, disse.

Durante o encontro, o chefe da Unidade Estadual foi questionado se existe um procedimento acordado entre a polícia e os recenseadores para eventuais problemas de segurança nas visitas. De acordo com Garrido, a Lei 5.534/68, garante aos cidadãos a obrigação de ceder informações ao IBGE.

“Todo cidadão tem esse dever, tem uma lei que regulamenta e apoia as atividades. Nesse nível, temos parceria com a polícia militar de forma preventiva e também para a segurança dos nossos colaboradores. Quando certificado que aquele colaborador é integrante da equipe do IBGE, as portas devem ser abertas para cumprir a missão constitucional”, disse.

No Censo Demográfico do próximo ano, algumas mudanças serão implementadas. A primeira delas é nos questionários, no qual o classificado como básico vai contar com 26 perguntas, enquanto o documento com versão estendida, chamado de amostra, possuirá 77. As versões passadas possuíam 34 questões na forma simplificada e 102 na expandida. De acordo com o IBGE, algumas perguntas foram retiradas pois será possível verificá-las por outros meios.

A outra mudança será na coleta dos dados. O método presencial continuará sendo priorizado, embora outros meios como internet e telefone serão aplicados de acordo com a dinâmica necessária, como por exemplo no caso de um morador de uma residência não ser encontrado após diversas tentativas de contato.

No dia 4 de novembro deste ano teve início o primeiro teste nacional de coleta de dados para o Censo, que deverá ser concluído até dezembro de 2021. Cerca de 250 recenseadores participam da ação.

0 Reviews

Relacionados