Agenda Cultural traz programação para Agosto

 Agenda Cultural traz programação para Agosto
Compartilhe essa matéria

Atividades gratuitas incluem exposições, oficinas de teatro e sustentabilidade e show musical

 

As Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, oferecem atividades presenciais, mas seguem com a maior parte da programação no formato on-line.

 

A exposição Ministério da Solidão apresenta fotografias, instalações, objetos, pinturas, registros de performances e vídeos O projeto reúne diferentes artistas que lidam, de maneiras distintas e por meio de estratégias variadas, com domínios do afeto frente às ansiedades e melancolias que também se impõem coletivamente. Com a pandemia, a realização 
da mostra teve de ser suspensa; por outro lado, uma nova camada do projeto se constituiu a partir da ampliação das possibilidades discursivas e expositivas que levam em conta a crise sanitária que se arrasta desde março do ano passado. Em tempos nos quais nos vemos obrigados a abrir mão da rua e do encontro, essa exposição afirma-se como um lugar de possibilidade de presença coletiva a partir das partes singulares; como uma tentativa de diminuir afastamentos simbólicos e promover proximidades poéticas. A exposição fica em cartaz até o dia 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo WhatsApp (11) 94343-9338 e o tempo de permanência máxima é de 45 minutos.

 

Híbrida 2021 é uma exposição multilinguagem da artista Yaga Goya, UMABIXA, que compartilha algumas obras inéditas e outras marcantes de sua trajetória. Dentre as pinturas, fotografias, colagens, ilustrações e vídeo performances, a artista reflete o espaço-tempo que é a distopia atual vivida em 2021. HÍBRIDA teve sua primeira montagem em 2020 instalada no espaço da Oficina Cultural Alfredo Volpi, com acesso ao público apenas de modo on-line; e agora a segunda montagem na Oficina Cultural Oswald de Andrade será aberta pela primeira vez para visita presencial até o dia 31 de agosto. Os interessados também deverão agendar a visita com antecedência pelo WhatsApp (11) 94343-9338 e o tempo de permanência máxima é de 45 minutos. Para conferir a versão virtual, acesse: https://www.instagram.com/umabixa.

 

Em tempos de dificuldades do encontro presencial, atores e criadores mais do que nunca desejam adentrar o mundo das criações híbridas audiovisuais: teatro on-line, cinema, videoarte. No workshop Criação autoral para projetos híbridos: teatro e audiovisual, Sara Antunes e Henrique Landulfo compartilharão com os participantes a experiência da feitura de curtas e criação on-line, falando um pouco sobre interpretação para câmeras, cinema, direção de fotografia e produção de baixo orçamento. Pela plataforma Zoom, a atividade ocorrerá nos dias 24 e 26 de agosto, terça e quinta-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 22 de agosto, neste link.

 

Durante às terças-feiras de agosto, nos dias 10, 17, 24 e 31, a Oficina Cultural Alfredo Volpi disponibilizará conteúdos do projeto Ocupação Sustentável: práticas artístico-ambientais. Sempre às 10h, pelo canal do YouTube das Oficinas Culturais, os vídeos irão abordar práticas de germinação e solo; os benefícios e as etapas para construir uma composteira; como fazer uma espiral de ervas com materiais simples e como ela funciona; e por fim, o que são terrários e qual sua função.

 

O show Pele em flor: Um convite para adubar as raízes é um encontro com o poema em tempos de alerta. Influenciada pelas manifestações da cultura popular brasileira e pela literatura que nasce do povo, Heloisa de Lima costura poesia e música num manto que veste as dores e delícias do dia a dia. As composições trazem elementos da urbanidade, da religiosidade afrobrasileira, das feminilidades e sua relação com o meio. A transmissão será pelo canal do YouTube das Oficinas Culturais no dia 28 de agosto, sábado, às 17h.

 

 

 

SERVIÇO

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

 

EXPOSIÇÃO MINISTÉRIO DA SOLIDÃO

Curadoria: Julia Lima

Assistência de Curadoria: Ana Carla Soler

Período em cartaz: até 26/8

Classificação indicativa: Maiores de 16 anos.

Atividade presencial com agendamento de visita com antecedência através do whatsapp: (11) 94343-9338

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. (Permanência máxima de 45 minutos)

 

EXPOSIÇÃO HÍBRIDA 202/1

Curadoria e artista: Yaga Goya

Período em cartaz: até 31/8 – segunda a sexta 12h às 16h

Classificação indicativa: Maiores de 16 anos.

Atividade presencial com agendamento de visita com antecedência através do whatsapp: (11) 94343-9338

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. (Permanência máxima de 45 minutos)

Acesse também a Exposição Virtual em: https://www.instagram.com/umabixa

 

WORKSHOP “CRIAÇÃO AUTORAL PARA PROJETOS HÍBRIDOS: TEATRO E AUDIOVISUAL”

Teatro, Audiovisual

Coordenação: Sara Antunes e Henrique Landulfo

24 a 26/8 – terça e quinta-feira – 19h às 21h

Descrição do Público: Artistas, estudantes e demais interessados nas artes da cena e no campo audiovisual

Faixa Etária: maiores de 18 anos

Inscrições: Até 22/8

Seleção: Por ordem de Inscrição

Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/180123dccc1e079eb3dff759832cb255

Vagas: 30

Plataforma: Zoom

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/oswalddeandrade/, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação da Covid-19.

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes

Programação gratuita

Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: https://www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

 

GERMINAÇÃO E SOLO

Coordenação: Natali Santos

10/8 – terça-feira – 10h

Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem a necessidade de inscrição

Classificação Livre

 

COMPOSTAGEM

Coordenação: Natali Santos

17/8 – terça-feira – 10h

Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem a necessidade de inscrição

Classificação Livre

 

TERRÁRIOS

Coordenação: Natali Santos

24/8 – terça-feira – 10h

 

Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem a necessidade de inscrição

Classificação Livre

 

ESPIRAL DE ERVAS

Coordenação: Natali Santos

31/8 – terça-feira – 10h

 

Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem a necessidade de inscrição

Classificação Livre

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

 

SHOW: PELE EM FLOR: UM CONVITE PARA ADUBAR AS RAÍZES

Coordenação: Heloisa de Lima.

28/8 – sábado – 17h às 18h

Plataforma: Youtube Oficinas Culturais

Sem a necessidade de inscrição

Classificação Livre

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 15h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180.

Acessibilidade: Elevador,banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

Programação gratuita

Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

 

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.

Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

 

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

0 Reviews

Relacionados