Agenda Cultural traz “O futuro das Instituições” em comemoração ao Dia Internacional dos Museus

 Agenda Cultural traz “O futuro das Instituições” em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
Compartilhe essa matéria

O Dia Internacional dos Museus (IMD) é realizado anualmente em ou por volta de 18 de maio, coordenado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). O evento destaca um tema específico que muda a cada ano, refletindo um tema ou questão relevante que os museus enfrentam internacionalmente.

EM 1977 aconteceu o primeiro Dia Internacional dos Museus, o IMD foi estabelecido após a adoção de uma resolução do ICOM para criar um evento anual com o objetivo de unificar ainda mais as aspirações e esforços criativos dos museus e chamar a atenção do público mundial para sua atividade.

Todos os anos, museus internacionais são convidados a participar do IMD para promover o papel dos museus em todo o mundo. Eles fazem isso por meio de eventos e atividades relacionadas ao tema anual. Um tema anual para o evento foi adotado pela primeira vez em 1992. Um pôster internacional do ICOM foi desenvolvido pela primeira vez em 1997, e naquele ano foi adaptado por 28 países. Em 2009, o IMD atraiu a participação de 20.000 museus hospedando eventos em mais de 90 países. Em 2010, 98 países participaram da celebração, com 100 países em 2011 e 30.000 museus em 129 países em 2012. Em 2011, o pôster oficial do IMD foi traduzido para 37 idiomas. Em 2014, 35.000 museus de 140 países participavam do IMD.

O IMD oferece a oportunidade para os profissionais dos museus conhecerem o público e alertá-los sobre os desafios que os museus enfrentam e aumentar a conscientização pública sobre o papel que os museus desempenham no desenvolvimento da sociedade. Também promove o diálogo entre os profissionais do museu.

Em comemoração a data celebrada nessa semana a programação especial está disponível para o público. As atividades fazem parte da 19ª Semana Nacional de Museus, que conta com a mobilização de instituições museológicas.

O tema deste ano é O futuro dos museus: Recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.

“Reimaginar, um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”, informou, em nota, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As atrações prosseguem até o dia 23 de maio e serão realizadas, entre outras atividades, palestras, exibição de filmes, contação de histórias, oficinas, shows musicais e rodas de conversa.

Informações sobre a 19ª Semana Nacional de Museus podem ser acessadas por meio do site do programa: http://eventos.museus.gov.br/docs/19SEMANA/Guia_da_Programacao_19SNM.pdf pdf

Em meio á pandemia que fechou muitos endereços e forçou que todos se adaptassem e se lançassem no mundo das exposições virtuais que continuam em evidencia, muitas instituições foram reabertas para a visita do público. As opções gratuitas também são o grande destaque.

Endereços como Masp e MAM recebem o público com novas exposições:

MASP
Teve início na última sexta, dia 14, uma exposição com 119 obras da escultora Conceição dos Bugres, conhecida pelos seus trabalhos esculpidos em madeira e cobertos por cera e tinta, criados ao longo de três décadas no Mato Grosso do Sul. A artista é a escolhida para estrear o biênio do museu intitulado “Histórias Brasileiras”. Por lá, também segue em cartaz até 6 de junho a mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3149-5959. Ter.: 10h às 18h. Qua. a sex.: 13h às 19h. Sáb. a dom.: 10h às 18h. É necessário agendar em masp.com.br/ingressos

 

MAM
O museu, localizado dentro do parque Ibirapuera, inaugura duas mostras a partir do dia 25. Na biblioteca, uma exposição em homenagem ao pintor Di Cavalcanti reúne material do acervo da mostra “50 Anos de Arte: Di Cavalcanti”, exibida no local em 1971. No saguão, uma série de imagens manipuladas digitalmente e uma caligrafia tátil em braile compõem a instalação “Campo Fraturado SOS”, da artista Ana Maria Tavares.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 1 e 3, parque Ibirapuera, tel. 5085-1300. Ter. a dom.: 12h às 18h. Ingresso: R$ 10. É necessário agendar em mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/

IMS Paulista
A mostra mais recente do espaço, “Mario Cravo Neto: Espíritos Sem Nome”, faz uma retrospectiva em cerca de 250 imagens das principais séries produzidas pelo fotógrafo baiano entre as décadas de 1960 e 1990. Além de fotografias e objetos, também são exibidos vídeos e séries de desenhos e pinturas em aquarela.
Av. Paulista, 2.424, Cerqueira César, tel. 2842-9120. Ter. a dom.: 12h às 18h. Grátis. É necessário agendar em ims.com.br

MIS
Entrou em cartaz neste mês o projeto “Nova Fotografia”, que reúne seis exposições de novos nomes da fotografia, além da instalação imersiva “im.fusion”. Em uma sala escura, os visitantes interagem com uma série de formas coloridas projetadas nas paredes do espaço, por meio de sensores que captam os movimentos do público.
Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a dom.: 11h às 17h. Ingresso: R$ 10, em mis-sp.byinti.com/#/event/im-fusion

Unibes Cultural
Após passar mais de um ano fechado por causa da pandemia, o espaço volta a receber o público na próxima terça, dia 25, com duas exposições. A primeira, intitulada “75 Anos Transformando Vidas e Incluindo Pessoas”, exibe fotografias relacionadas ao universo da pessoa com deficiência visual e conta a história da fundação Dorina Nowill. Já “Amanhã Serei Raíz” exibe 16 obras na fachada do prédio que discutem o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea.
R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré, tel. 3065-4333. Ter. a sex.: 14h às 19h. Grátis

Exposições on-line:

Uma ótima pedida para explorar obras e conhecer mais sobre diferentes tipos de culturas e conceitos artísticos criamos uma lista com oito sugestões de exposições que podem ser visitadas online:

 Pinacoteca

Além de ser muito popular em São Paulo, a Pinacoteca é um dos museus virtuais do Brasil que oferece visita online gratuita. A visualização é feita a partir do movimento do mouse e é bastante ampla. Outro ponto de destaque é o fato de apresentar áudios que trazem reflexões sobre as obras. Confira o vasto acervo de Arte Contemporânea:

https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente

 

MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) também é uma excelente opção de passeio virtual. No entanto, diferentemente do modelo da Pinacoteca, suas obras são apresentadas em imagens, juntamente com textos explicativos, bem como históricos. Para fazer uma imersão:

https://artsandculture.google.com/partner/masp

Museu Afro Brasil

O acervo do Museu Afro Brasil contempla mais de seis mil peças entre as mais diversas obras de arte, como pinturas, esculturas, documentos e fotografias, criados por artistas brasileiros e do exterior. São artefatos que datam do século 18 até os dias de hoje, abordando os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira. Para fazer o tour virtual acesse:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

Museu da Imagem e do Som – MIS

Um dos museus mais tradicionais do país, o MIS também tem sua experiência virtual. Entre suas exposições que podem ser apreciadas virtualmente estão: A trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 70 e 80; O retrato da profissão dos fotógrafos de rua, mais conhecidos como lambe-lambe; Os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e muito mais. Faça essa rica visita virtual:

https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

Museu do Futebol

As exposições virtuais do Museu do Futebol são simplesmente incríveis. São mais de 17 títulos compondo o site, entre eles “Visibilidade para o futebol feminino”; “Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés” e “Pacaembu – O estádio Monumento”. A visita é uma grande oportunidade para quem está com saudades da energia da torcida na arquibancada. Acesse o tour aqui:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol

Museus com entrada gratuita:

Atividades para toda a família e visitas guiadas às exposições temporárias e permanentes se estendem pela cidade. Separamos 10 museus e centros culturais imperdíveis em São Paulo para você visitar e não pagar nada por isso.

 Caixa Cultural

A unidade de São Paulo do espaço cultural está instalada na antiga sede regional da Caixa Federal. O edifício é um importante exemplar da arquitetura art déco na cidade e abriga o Museu da Caixa além de possuir salas para exposições temporárias.

Onde: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: terça a domingo, das 9 às 19h
Entrada gratuita para todos

Casa das Rosas

O espaço ocupa um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista, sendo um dos edifícios remanescente da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. É dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia.

Onde: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita para todos

Centro Cultural Banco do Brasil

Foi o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. Os elementos da arquitetura original foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século da cidade. A sede tem 4.183 metros quadrados e conta com salas de exposições, um cinema, um teatro e um auditório.

Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada gratuita para todos

Instituto Moreira Salles

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto. Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro, uma biblioteca de fotografia e salas de aula.

Onde: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Entrada gratuita para todos

Itaú Cultural

A organização voltada para a pesquisa e a manifestações artístico-intelectuais contribui para a valorização da cultura brasileira. No local, é possível visitar o Espaço Olavo Setubal. A exposição permanente reúne obras de duas coleções: Brasiliana Itaú  e  Itaú Numismática.

Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Funcionamento: Terça a sexta 9h às 20h; sábado, domingo e feriados 11h às 20h.
Entrada gratuita para todos

Centro Cultural Fiesp

O Centro Cultural Fiesp é um importante equipamento de acesso à cultura mantido pela indústria paulista e administrado pelo Sesi-SP, uma referência no patrimônio cultural dos paulistanos.

Onde: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Entrada gratuita para todos

Museu de Arte Contemporânea – MAC USP

Criado em 1963, este templo da cultura e da arte é considerado um dos mais importantes da América Latina. O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) possui um acervo de mais de 10 mil obras, reunindo esculturas, fotografias, desenhos, pinturas e obras de arte conceitual e contemporânea.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana
Funcionamento: terça, das 10h às 21h. De quarta a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita para todos

Museu da Imigração

O Museu da Imigração preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Brás
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h
Grátis para todos aos sábados
Isenção do valor do ingresso para professores e crianças até os 5 anos.

 Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera. Em 11 mil m2 existe um acervo com mais de 6 mil obras. Entre pinturas, esculturas e fotografias. A produção inclui conteúdos de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h00
No sábado a entrada é gratuita para todos

Literatura:

Além de todas as opções destacadas, a editora Colli Books, sempre atenta aos assuntos culturais e educativos, apresenta seu recém-lançado livro “Incêndio no Museu”.

O título assinado pela autora brasileira Isa Colli se enquadra muito bem ao tema de reflexão abordado nas comemorações do dia internacional dos museus deste ano “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.O livro resgata de forma lúdica para as crianças a história de um importante patrimônio histórico cultural: O Museu Nacional.

E, para incentivar a leitura, a Colli Books promove uma campanha em seu e-commerce. Para quem desejar adquirir o livro físico, o selo oferecerá desconto de 20% entre os dias 13 e 21 de maio, na compra direto do site da editora. Além disso, o livro também estará disponível nas plataformas de venda digital: Americanas, Shoptime, Submarino, no valor de R$39,90.

A fábula apresenta uma mistura de realidade e ficção sobre o fatídico incêndio que atingiu o Museu Nacional, trazendo em sua narrativa animais como personagens principais. Na obra, Isa Colli proporciona ao leitor a sensação de passear pelos corredores do museu, com sua narrativa cheia de detalhes sobre os diferentes espaços do local, as peças e relíquias que lá existiam.

A escritora, que também é jornalista, ainda comenta que o livro revela curiosidades sobre o prédio, Paço de São Cristóvão, ocupado pela família real, entre 1808 a 1889, e onde nasceram o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

Para participar da campanha, basta acessar os seguintes links de acesso:

Americanas

https://www.americanas.com.br/produto/3276651218

 

Submarino

https://www.submarino.com.br/busca/incendio-no-museu?rc=Inc%C3%AAndio+no+museu+

 

Shoptime

https://www.shoptime.com.br/busca/incendio-no-museu

 

Colli Books (Desconto de 20%)

https://www.collibooks.com/produto/incendio-no-museu/

 

Agenda Cultural: Com o tema “O futuro das Instituições” a semana em comemoração ao Dia Internacional dos Museus de 2021 traz programação especial.

 

O Dia Internacional dos Museus (IMD) é realizado anualmente em ou por volta de 18 de maio, coordenado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). O evento destaca um tema específico que muda a cada ano, refletindo um tema ou questão relevante que os museus enfrentam internacionalmente.

 

EM 1977 aconteceu o primeiro Dia Internacional dos Museus, o IMD foi estabelecido após a adoção de uma resolução do ICOM para criar um evento anual com o objetivo de unificar ainda mais as aspirações e esforços criativos dos museus e chamar a atenção do público mundial para sua atividade.

Todos os anos, museus internacionais são convidados a participar do IMD para promover o papel dos museus em todo o mundo. Eles fazem isso por meio de eventos e atividades relacionadas ao tema anual. Um tema anual para o evento foi adotado pela primeira vez em 1992. Um pôster internacional do ICOM foi desenvolvido pela primeira vez em 1997, e naquele ano foi adaptado por 28 países. Em 2009, o IMD atraiu a participação de 20.000 museus hospedando eventos em mais de 90 países. Em 2010, 98 países participaram da celebração, com 100 países em 2011 e 30.000 museus em 129 países em 2012. Em 2011, o pôster oficial do IMD foi traduzido para 37 idiomas. Em 2014, 35.000 museus de 140 países participavam do IMD.

O IMD oferece a oportunidade para os profissionais dos museus conhecerem o público e alertá-los sobre os desafios que os museus enfrentam e aumentar a conscientização pública sobre o papel que os museus desempenham no desenvolvimento da sociedade. Também promove o diálogo entre os profissionais do museu.

Em comemoração a data celebrada nessa semana a programação especial está disponível para o público. As atividades fazem parte da 19ª Semana Nacional de Museus, que conta com a mobilização de instituições museológicas.

O tema deste ano é O futuro dos museus: Recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.

“Reimaginar, um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”, informou, em nota, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As atrações prosseguem até o dia 23 de maio e serão realizadas, entre outras atividades, palestras, exibição de filmes, contação de histórias, oficinas, shows musicais e rodas de conversa.

Informações sobre a 19ª Semana Nacional de Museus podem ser acessadas por meio do site do programa: http://eventos.museus.gov.br/docs/19SEMANA/Guia_da_Programacao_19SNM.pdf pdf

 Em meio á pandemia que fechou muitos endereços e forçou que todos se adaptassem e se lançassem no mundo das exposições virtuais que continuam em evidencia, muitas instituições foram reabertas para a visita do público. As opções gratuitas também são o grande destaque.

Endereços como Masp e MAM recebem o público com novas exposições:

MASP
Teve início na última sexta, dia 14, uma exposição com 119 obras da escultora Conceição dos Bugres, conhecida pelos seus trabalhos esculpidos em madeira e cobertos por cera e tinta, criados ao longo de três décadas no Mato Grosso do Sul. A artista é a escolhida para estrear o biênio do museu intitulado “Histórias Brasileiras”. Por lá, também segue em cartaz até 6 de junho a mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3149-5959. Ter.: 10h às 18h. Qua. a sex.: 13h às 19h. Sáb. a dom.: 10h às 18h. É necessário agendar em masp.com.br/ingressos

 MAM
O museu, localizado dentro do parque Ibirapuera, inaugura duas mostras a partir do dia 25. Na biblioteca, uma exposição em homenagem ao pintor Di Cavalcanti reúne material do acervo da mostra “50 Anos de Arte: Di Cavalcanti”, exibida no local em 1971. No saguão, uma série de imagens manipuladas digitalmente e uma caligrafia tátil em braile compõem a instalação “Campo Fraturado SOS”, da artista Ana Maria Tavares.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 1 e 3, parque Ibirapuera, tel. 5085-1300. Ter. a dom.: 12h às 18h. Ingresso: R$ 10. É necessário agendar em mamsaopaulo.byinti.com/#/ticket/

IMS Paulista
A mostra mais recente do espaço, “Mario Cravo Neto: Espíritos Sem Nome”, faz uma retrospectiva em cerca de 250 imagens das principais séries produzidas pelo fotógrafo baiano entre as décadas de 1960 e 1990. Além de fotografias e objetos, também são exibidos vídeos e séries de desenhos e pinturas em aquarela.
Av. Paulista, 2.424, Cerqueira César, tel. 2842-9120. Ter. a dom.: 12h às 18h. Grátis. É necessário agendar em ims.com.br

MIS
Entrou em cartaz neste mês o projeto “Nova Fotografia”, que reúne seis exposições de novos nomes da fotografia, além da instalação imersiva “im.fusion”. Em uma sala escura, os visitantes interagem com uma série de formas coloridas projetadas nas paredes do espaço, por meio de sensores que captam os movimentos do público.
Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a dom.: 11h às 17h. Ingresso: R$ 10, em mis-sp.byinti.com/#/event/im-fusion

Unibes Cultural
Após passar mais de um ano fechado por causa da pandemia, o espaço volta a receber o público na próxima terça, dia 25, com duas exposições. A primeira, intitulada “75 Anos Transformando Vidas e Incluindo Pessoas”, exibe fotografias relacionadas ao universo da pessoa com deficiência visual e conta a história da fundação Dorina Nowill. Já “Amanhã Serei Raíz” exibe 16 obras na fachada do prédio que discutem o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea.
R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré, tel. 3065-4333. Ter. a sex.: 14h às 19h. Grátis

Exposições on-line:

Uma ótima pedida para explorar obras e conhecer mais sobre diferentes tipos de culturas e conceitos artísticos criamos uma lista com oito sugestões de exposições que podem ser visitadas online:

 Pinacoteca

Além de ser muito popular em São Paulo, a Pinacoteca é um dos museus virtuais do Brasil que oferece visita online gratuita. A visualização é feita a partir do movimento do mouse e é bastante ampla. Outro ponto de destaque é o fato de apresentar áudios que trazem reflexões sobre as obras. Confira o vasto acervo de Arte Contemporânea:

https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente

MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) também é uma excelente opção de passeio virtual. No entanto, diferentemente do modelo da Pinacoteca, suas obras são apresentadas em imagens, juntamente com textos explicativos, bem como históricos. Para fazer uma imersão:

https://artsandculture.google.com/partner/masp

Museu Afro Brasil

O acervo do Museu Afro Brasil contempla mais de seis mil peças entre as mais diversas obras de arte, como pinturas, esculturas, documentos e fotografias, criados por artistas brasileiros e do exterior. São artefatos que datam do século 18 até os dias de hoje, abordando os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira. Para fazer o tour virtual acesse:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

Museu da Imagem e do Som – MIS

Um dos museus mais tradicionais do país, o MIS também tem sua experiência virtual. Entre suas exposições que podem ser apreciadas virtualmente estão: A trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 70 e 80; O retrato da profissão dos fotógrafos de rua, mais conhecidos como lambe-lambe; Os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e muito mais. Faça essa rica visita virtual:

https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

Museu do Futebol

As exposições virtuais do Museu do Futebol são simplesmente incríveis. São mais de 17 títulos compondo o site, entre eles “Visibilidade para o futebol feminino”; “Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés” e “Pacaembu – O estádio Monumento”. A visita é uma grande oportunidade para quem está com saudades da energia da torcida na arquibancada. Acesse o tour aqui:

ttps://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol

Museus com entrada gratuita:

Atividades para toda a família e visitas guiadas às exposições temporárias e permanentes se estendem pela cidade. Separamos 10 museus e centros culturais imperdíveis em São Paulo para você visitar e não pagar nada por isso.

 Caixa Cultural

A unidade de São Paulo do espaço cultural está instalada na antiga sede regional da Caixa Federal. O edifício é um importante exemplar da arquitetura art déco na cidade e abriga o Museu da Caixa além de possuir salas para exposições temporárias.

Onde: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: terça a domingo, das 9 às 19h
Entrada gratuita para todos

 

Casa das Rosas

O espaço ocupa um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista, sendo um dos edifícios remanescente da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. É dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia.

Onde: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita para todos

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Foi o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. Os elementos da arquitetura original foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século da cidade. A sede tem 4.183 metros quadrados e conta com salas de exposições, um cinema, um teatro e um auditório.

Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada gratuita para todos

 

Instituto Moreira Salles

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto. Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro, uma biblioteca de fotografia e salas de aula.

Onde: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Entrada gratuita para todos

Itaú Cultural

A organização voltada para a pesquisa e a manifestações artístico-intelectuais contribui para a valorização da cultura brasileira. No local, é possível visitar o Espaço Olavo Setubal. A exposição permanente reúne obras de duas coleções: Brasiliana Itaú  e  Itaú Numismática.

Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Funcionamento: Terça a sexta 9h às 20h; sábado, domingo e feriados 11h às 20h.
Entrada gratuita para todos

Centro Cultural Fiesp

O Centro Cultural Fiesp é um importante equipamento de acesso à cultura mantido pela indústria paulista e administrado pelo Sesi-SP, uma referência no patrimônio cultural dos paulistanos.

Onde: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Entrada gratuita para todos

 

Museu de Arte Contemporânea – MAC USP

Criado em 1963, este templo da cultura e da arte é considerado um dos mais importantes da América Latina. O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) possui um acervo de mais de 10 mil obras, reunindo esculturas, fotografias, desenhos, pinturas e obras de arte conceitual e contemporânea.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana
Funcionamento: terça, das 10h às 21h. De quarta a domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita para todos

 

Museu da Imigração

O Museu da Imigração preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Brás
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h
Grátis para todos aos sábados
Isenção do valor do ingresso para professores e crianças até os 5 anos.

 

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera. Em 11 mil m2 existe um acervo com mais de 6 mil obras. Entre pinturas, esculturas e fotografias. A produção inclui conteúdos de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h00
No sábado a entrada é gratuita para todos

 

Literatura:

Além de todas as opções destacadas, a editora Colli Books, sempre atenta aos assuntos culturais e educativos, apresenta seu recém-lançado livro “Incêndio no Museu”.

O título assinado pela autora brasileira Isa Colli se enquadra muito bem ao tema de reflexão abordado nas comemorações do dia internacional dos museus deste ano “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.O livro resgata de forma lúdica para as crianças a história de um importante patrimônio histórico cultural: O Museu Nacional.

 

E, para incentivar a leitura, a Colli Books promove uma campanha em seu e-commerce. Para quem desejar adquirir o livro físico, o selo oferecerá desconto de 20% entre os dias 13 e 21 de maio, na compra direto do site da editora. Além disso, o livro também estará disponível nas plataformas de venda digital: Americanas, Shoptime, Submarino, no valor de R$39,90.

 

A fábula apresenta uma mistura de realidade e ficção sobre o fatídico incêndio que atingiu o Museu Nacional, trazendo em sua narrativa animais como personagens principais. Na obra, Isa Colli proporciona ao leitor a sensação de passear pelos corredores do museu, com sua narrativa cheia de detalhes sobre os diferentes espaços do local, as peças e relíquias que lá existiam.

 

A escritora, que também é jornalista, ainda comenta que o livro revela curiosidades sobre o prédio, Paço de São Cristóvão, ocupado pela família real, entre 1808 a 1889, e onde nasceram o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

 

Para participar da campanha, basta acessar os seguintes links de acesso:

 

Americanas

https://www.americanas.com.br/produto/3276651218

 

Submarino

https://www.submarino.com.br/busca/incendio-no-museu?rc=Inc%C3%AAndio+no+museu+

 

Shoptime

https://www.shoptime.com.br/busca/incendio-no-museu

 

Colli Books (Desconto de 20%)

https://www.collibooks.com/produto/incendio-no-museu/

 

 

0 Reviews

Relacionados