Agenda Cultural tem Sesc Jazz , NaLata Festival e muito mais

 Agenda Cultural tem Sesc Jazz , NaLata Festival e muito mais
Compartilhe essa matéria

Enfim estamos voltando á rotina habitual e nada melhor do que aproveitar a nova fase curtindo a cidade com boa música e com o colorido dos grafites. Separamos duas dicas valiosas para você conferir!

Sesc Jazz une shows e atividades em evento com mais de 20 shows:

Evidenciando o poder do Jazz e a sua fusão com vários estilos musicais, o evento acontece de maneira híbrida, com direito a shows, atividades formativas, webséries, minidocs e filmes. Nesta edição do Sesc Jazz, são os artistas nacionais que dominam os palcos, sem deixar de lado algumas presenças internacionais. Mais de 20 performances acontecem no Sesc Consolação, no Sesc Pinheiros, no Sesc Pompeia e no Sesc Vila Mariana.

A ideia é reforçar o caráter combativo do jazz, ritmo que surgiu no início do século 20 nos barracos e plantações do delta do rio Mississippi, nos EUA. Na época, a música refletia as condições de trabalho e de vida dos negros norte-americanos.

Mesmo hoje, o estilo permanece emponente, assumindo uma postura de resistência. Misturando-se a outros gêneros musicais, o jazz sempre aparece nos locais mais improváveis, até para espanto dos desatentos. E são essas facetas de luta e de diversidade que norteiam a programação do Sesc Jazz 2021.

Claro que, com essa proposta curatorial, a ancestralidade da o tom de muitas apresentações nesse super encontro de Amaro Freitas, Ancestral Cumbe, Henrique Albino, Hugo Medeiros, Lais de Assis e Lucas dos Prazeres. No repertório estão canções inéditas de Freitas e composições de mestres como Milton Nascimento, Moacir Santos e Johnny Alf.

Da mesma forma, o quinteto carioca Jazz das Minas, liderado pela cantora e pianista Maíra Freitas, reverencia ancestralidade com muita presença e criatividade. Também acontece a intensa união entre o percussionista Gabi Guedes, um dos mais importantes do país, e a cantora Ellen Oléria.

Para quem adora uma fusão inusitada, há shows interessantíssimos, como a mistura entre jazz e flamenco. O espanhol José Quevedo, com seus 30 anos de carreira na música de seu país, junta-se à uma big band para um “Concierto Caótico”.

O multi-instrumentista moçambicano Otis Selimane Remane, radicado no Brasil há seis anos, marca presença com a Otis Project, banda que mescla música africana, rap, trap, neo-soul e o nosso querido jazz. Samba-jazz, free jazz e spirituals são a marca registrada do Conde Favela Sexteto, grupo do ABC Paulista que encara o jazz como uma manifestação popular autêntica em processo contínuo de desenvolvimento. No show, os músicos apresentam as composições do álbum “Temas para Tempos de Guerra” (2020).

As sonoridades afro-cubanas e brasileiras se encontram na performance do contrabaixista Aniel Someillan e seu quarteto El Quilombo com participação de Luedji Luna. O bandolinista vencedor de vários prêmios Grammy Hamilton de Holanda e o seu trio mostram como o jazz e o choro dão o tom perfeito a apresentação.

O público também pode conferir as webséries “Sotaques do Jazz Internacional” e “Jazzpora”. Sem contar a exibição de vários filmes relacionados a esse universo, como a animação “Chico & Rita” (2010), que concorreu ao Oscar e narra á história de amor de um casal em ritmo do jazz.

Os shows são transmitidos pelo Instagram @sescaovivo e pelo Youtube @sescsp.

 

A programação vai até 31 de outubro.

 

NaLata Festival espalha arte pelos muros de SP:

 

Denominado como um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos EUA na década de 1970, o grafite consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social. Tal conceito se mistura enfaticamente com a nossa capital que respira arte e cultura com base em análises das estruturas sociais.

E nada mais relevante que a cidade conhecida como a capital mundial do grafite abrigue uma mostra de arte urbana que chega à sua segunda edição com murais e escultura espalhados pelo Largo da Batata, Faria Lima e pelo bairro de Pinheiros.

As nossas ruas cinzentas ganharam ainda mais cores, traços e belas formas com o “NaLata , Festival Internacional de Arte Urbana“, que dá nova vida à região de Pinheiros. Os murais dialogam com o entorno, contribuindo com a ideia de que São Paulo é um verdadeiro museu a céu aberto.

Idealizado e curado por Luan Cardoso e Agência InHaus, o NaLata Festival já expôs 15 artistas pelos prédios de Pinheiros, em 2020, e agora traz mais 10 grandes nomes da arte de rua.

A segunda edição se expande pelo Largo da Batata e pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, misturando artistas consagrados e emergentes, nacionais e internacionais, sob um objetivo em comum: transformar o espaço urbano.

Um dos nomes de destaque deste ano é o norte-americano Obey que, além de reconhecido no campo da arte de rua, já fez a capa de álbuns de bandas como Black Eyed Peas e Led Zeppelin, e é o autor do pôster com o rosto estilizado de Barack Obama e a palavra “hope”, que viralizou nas eleições de 2008. Ficarão a cargo dele dois murais no Largo da Batata – os maiores desta edição.

No largo também é possível ver de perto o trabalho de Jason Peters, que faz a primeira escultura do NaLata Festival. E ver suas criações com tanta proximidade é realmente uma oportunidade única,suas obras são pensadas especificamente para o local onde serão expostas. A escultura, a maior já produzida pelo artista, foi criada em parceria com o coletivo brasileiro Rizomatique.

O festival ainda traz para São Paulo obras do americano Doze Green e da dupla espanhola PichiAvo. Já os nomes nacionais são Finok, o duo Bicicleta Sem FreioZéh PalitoVerena SmitHeloisa Hariadne e Kika Carvalho.

Além dos murais e esculturas, esta edição conta com a Casa NaLata, espaço destinado às ativações dos patrocinadores, como, por exemplo, um bar exclusivo de uma cervejaria.

Para quem quer conferir todos os detalhes, separamos os endereços de onde estão as obras:

 – Rua Teodoro Sampaio, 2767. Artista: Obey
– Rua Campo Alegre, 60. Artista: PichiAvo
– Rua Arthur de Azevedo, 2103. Artistas: Zeh Palito e Heloisa Hariadne
– Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229. Artista: Finok
– Rua Fradique Coutinho, 1036. Artista: Kika Carvalho
– Rua Teodoro Sampaio, 2763. Artista: Doze Green
– Rua Cunha Gago, 154, Artista: Verena Smit
– Rua dos Pinheiros, 1409. Artista: Bicicleta Sem Freio
– Largo da Batata. Artista: Jason Peters
– Rua Fernão Dias, 682. Artista: PichAvo

Casa NaLata: Rua Fernão Dias, 682
Horário de funcionamento: 14:00 às 23:00 de quarta a sábado, e domingo das 12:00 às 21:00. A entrada é grátis.

 

0 Reviews

Relacionados