Agenda Cultural: Dia Mundial do Rock

 Agenda Cultural: Dia Mundial do Rock
Compartilhe essa matéria

Um dos ritmos mais famosos do planeta continua embalando gerações.

No próximo dia 13 celebramos o dia mundial do rock e gostando ou não do gênero não há como negar que pelo menos uma vez ao longo da vida você parou para ouvir o bom e velho, Rock and Roll.

Esta data é uma homenagem ao estilo musical que revolucionou a cultura musical e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX.

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho, sendo essa data escolhida por conta do Live Aid, evento de rock que aconteceu, em 13 de julho de 1985, com objetivo de arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia. Apesar do nome, essa data só é celebrada aqui no Brasil. Nesse dia é celebrado o rock, um dos estilos musicais mais famosos da história. Por aqui o estilo também fez muito sucesso e popularizou dezenas de bandas e cantores.

A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss entre outros

O Live Aid foi idealizado para receber grandes bandas de rock da década de 1980 e foi realizado simultaneamente em duas cidades: Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os locais que receberam os shows foram o Estádio JFK e o Estádio Wembley, respectivamente. Estima-se que dois bilhões de pessoas acompanharam os shows em 150 países.

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Fora do Brasil não existe uma data significativa que celebre o rock, e a que existe aqui foi uma criação publicitária realizada na passagem da década de 1980 para a década de 1990. Os idealizadores da celebração queriam homenagear esse estilo musical tão famoso e que possui tanta história. Além do estilo, homenageia-se também os músicos que dedicaram (e dedicam) suas vidas ao rock. Na época em que essa comemoração começou a ser propagandeada, o rock era um dos principais estilos musicais no Brasil, e fala-se que os responsáveis pela divulgação dessa data foram duas rádios paulistanas a 89 FM e a 97 FM, ambas eram na época especializadas em rock, e o objetivo dos criadores da data era ampliar a divulgação desse estilo para conquistar mais público.

A data popularizou-se, e anualmente é comum que alguns canais de comunicação dediquem alguma atenção a ela com eventos sendo realizados em bares e casas noturnas.

Fatos históricos

O rock surgiu do resultado da mistura da cultura afro-americana, manifestada no jazz e no rhythm and blues, com a cultura branca, manifestada no country and western. Seu surgimento aconteceu em um momento que a indústria cultural estava se estabelecendo, e o rock aproveitou-se bastante da divulgação que rádio e cinema fizeram dele na década de 1950.

Muitos consideram que Rocket 88, canção composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951, como a primeira composição legitimamente rock ‘n roll da história. Outros, no entanto, preferem não apontar um marco assim sob a alegação de que é impossível falar-se de um início claro da criação do rock porque ele não surgiu por um processo evolutivo linear.

Essa música de Ike Turner e Jackie Brenston é, ainda assim, considerada um marco por conta de sua composição musical, que possui características que permitiram os especialistas classificarem-na como uma canção de rock. Outra composição de grande impacto na história do rock foi Rock around the clock, composta por Bill Haley & His Comets, que se popularizou porque esteve no filme Blackboard Jungle, de 1955, conhecido no Brasil como Sementes da violência.

Outra grande questão desse período de surgimento do rock é que Elvis Presley não foi o “pai do rock”, como muitos acreditam. Esse cantor norte-americano não foi o “inventor” do rock, mas se tornou muito conhecido por ter sido um dos grandes nomes que o ajudou a popularizar-se tanto nos Estados Unidos como no mundo.

Outros cantores da década de 1950 também ficaram conhecidos como grandes nomes do surgimento do rock, e muitos deles tiveram vendas de discos superiores às de Elvis Presley no período. Cantores dessa época e que tiveram grande expressão durante o surgimento do rock foram: Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry etc.

Quanto ao termo rock and roll, não se sabe sua origem. Alguns sugerem que ela tem relação com o fato do rock, a princípio, ser um estilo dançante, e, por isso, a palavra rock, que significa “agitar” em inglês, teria sido usada na designação.

Outros sugerem que o termo é derivado de uma gíria entre os afro-americanos do período que a usavam com uma conotação sexual. Atualmente atribui-se a Alan Freed, um radialista norte-americano, o feito de ter usado o termo rock ‘n roll pela primeira vez. Ele fez isso em seu programa de rádio chamado Moondog Rock and Roll Party.

Grandes bandas de rock

The Beatles é considerada por muitos como uma das maiores bandas de rock da história

O rock, como qualquer estilo musical, passou por grandes mudanças ao longo de sua existência. Além dos nomes citados que foram marcantes na sua origem na década de 1950, podemos listar outras grandes referências desse estilo, como: The Beatles, The Rolling Stones, Sex Pistols, AC/DC, Queen, Janis Joplin, The Clash, Iron Maiden, Megadeth, Oasis.

O Brasil também teve grandes bandas e cantores de rock desde que esse estilo chegou ao nosso país. Entre os nomes mais conhecidos, podemos destacar: Raul Seixas, Os Mutantes, Titãs, Legião Urbana, Engenheiros do Havaí

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

O que fazer no Dia do Rock?

-Vestir a camisa da sua banda de rock favorita

-Passar o dia todo ouvindo os seus álbuns favoritos

-Assistir aos shows mais icônicos da história do rock n´ roll no YouTube

-Sair com os amigos para assistir ao show de uma banda de rock que você goste

-Compartilhar suas músicas favoritas nas redes sociais

-Montar uma banda de rock com os amigos

Use a sua criatividade e divirta-se! E Vida Longa ao Rock and Roll.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 Reviews

Relacionados