Agenda Cultural: Barueri lança programa infantil on-line “Culturinha”

 Agenda Cultural: Barueri lança programa infantil on-line “Culturinha”
Compartilhe essa matéria

O incentivo a leitura e as brincadeiras lúdicas são os destaques da produção

Neste dia 28, às 11hs, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, acontecerá o lançamento do “Culturinha”, um programa voltado ao público infantil idealizado pela secretaria de cultura e turismo de Barueri que tem como objetivo o incentivo à leitura e as brincadeiras lúdicas, envolvendo principalmente as ações da primeira infância.

A primeira infância vai do nascimento até os seis anos de idade. É a janela em que experiências, descobertas e afetos são levados para o resto da vida. O programa Culturinha terá como âncora Diva Caramelo (Diva Lúcia) e Rose Chocolate (Rose Ramos), que contarão histórias, ensinarão brincadeiras muito divertidas, além da participação das famílias. Durante o programa haverá a “Hora da História”, envolvendo diversas temáticas atingindo várias faixas etárias. Haverá também o “Culturando”, um momento de levar informações de vários assuntos culturais da cidade.

O Culturinha terá ainda o “Criando Artes” em cada programa um convidado dará dicas e aulas práticas de brincadeiras, construção de fantoches, brinquedos, artesanatos, entre outros. Como um dos principais objetivos do programa é fortalecer a leitura para as famílias, haverá também a “Dica de leitura”, um momento em que serão apresentados livros como sugestão de leitura para os pequenos.

O programa será exibido a cada 15 dias, sempre aos domingos, às 11hs, por meio das redes sociais da Cultura Barueri Oficial no Facebook e no YouTube.


Sobre o Dia Internacional do Brincar

O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa de Freda Kim, presidente da InternationalToy Library Association, ITLA. No ano 2000 a data foi comemorada pela primeira vez e ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF. O dia 28 de maio foi eleito por ser a data de aniversário da ITLA e, atualmente, o Brasil e mais de 40 países comemoram o dia.

Mas essa data evidencia que o brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. E também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que assegura os direitos das crianças e adolescentes, em destaque aqui, para o direito ao lazer e cultura. O intuito do dia é incentivar as brincadeiras, o tempo de qualidade gastos nela e o envolvimento dos familiares com as crianças, considerando, que as atividades auxiliam no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo dos participantes.

Sobre a Primeira Infância

Neste período há algumas ações simples que a família pode praticar para contribuir com o desenvolvimento da criança, como criar um ambiente amoroso, seguro e previsível para os bebês, isso reforça o afeto entre familiares e o bebê. A criança pequena é afetada por suas emoções, sejam elas boas ou ruins. Por isso um ambiente seguro e sem estresse coopera com o seu desenvolvimento.

Por isso é tão importante dar carinho, abraços, beijos e sorrisos, elogiar as crianças, incentivar quando acertam e evitar as críticas quando erram.  Não grite com a criança, explique com paciência, assim como pegar no colo quando a criança chora.

Converse com seu filho desde o primeiro dia de gestação, isso irá aumentar o vocabulário da criança. Também faça perguntas (qual é aquela cor? Qual o nome daquele bicho?). O Insira no mundo da matemática, conte os números com ele desde pequeno, separe os objetos. Peça para ele organizar os objetos por cores, por tamanho, por forma, isso o ajudará no futuro a ter noção de organização.

O brincar estimula a curiosidade e ajuda o bebê a explorar sobre o mundo ao seu redor. As crianças pequenas são como cientistas curiosas e ansiosas por explorar seus arredores. Brinque nem que sejam durante 15 minutos por dia, mas brinque de verdade, não vale fingir que você está brincando com seu bebê. Brincadeira é coisa séria.

O hábito da leitura é enriquecedor para o cérebro das crianças. Por isso crie o hábito de ler com suas crianças desde o nascimento.

Dicas para estimular a leitura:

– Deixe os livros ao alcance delas, crie hábitos de leitura, como ler antes de dormir;
– Leia a mesma história várias vezes para a criança se familiarizar;
– Peça que ela conte histórias olhando apenas imagens;
– Converse sobre o conteúdo da história: “O que será que tinha na cesta de doces da Chapeuzinho Vermelho?”;
– Peça para que ela mude o final da história. Peça para que ela descreva cenas da história: “Como o Lobo Mau entrou na casa da vovó?”;
– Pergunte sobre partes da história para que ela a relembre. Invente histórias sobre as experiências da própria criança.

Interação

Em meio ao isolamento social, muitos responsáveis estão inventando e reinventando brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, que são fontes de distração, lazer e aprendizado para as crianças e nesse contexto o programa é uma ótima opção de interação para toda a família.

 

 

0 Reviews

Relacionados