A Hidratação nos Idosos

 A Hidratação nos Idosos
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Várias alterações fisiológicas ocorrem no processo do envelhecimento humano e um deles é a diminuição da sensação de sede e da necessidade de se hidratar durante o dia.

As pessoas idosas precisam ser lembradas da necessidade e da importância de se manterem hidratados durante o dia, pois as mudanças que ocorrem no metabolismo e também na diminuição de receptores que informam a necessidade de água através da sede, podem expor os idosos a riscos de saúde ligados a desidratação.

Nosso Cérebro funciona através de impulsos elétricos e sabemos que a eletricidade percorre mais rapidamente em meio líquido, desta forma, um idoso desidratado pode sofrer com a piora da memória e do raciocínio, podendo até chegar em um quadro de demência ou delírio.

A pele do idoso também necessita de água e sem ela, pode se tornar ainda mais frágil, podendo sofrer rachaduras ou lesões que pode provocar um processo inflamatório ou até facilitar a entrada de bactérias agravando a saúde da pessoa idosa.

O mal hálito também pode ser causado pela desidratação crônica em uma pessoa idosa o que pode causar o afastamento social e piora das questões emocionais importantes para o convívio do idoso com familiares e amigos.

A sensação de falta de energia e de cansaço crônico no idoso também pode ser causado pela desidratação uma vez que os músculos também precisam de liquido para manter suas funções e até aumentar o seu volume melhorando o desempenho do idoso nas suas tarefas diárias.

Dores de cabeça ou até mesmo dores pelo corpo ou articulares, também podem ser causadas pela desidratação crônica nos idosos.

A baixa mobilidade provocada no processo de envelhecimento, também faz com que o próprio corpo se adapte a funcionar com pouco água, visto que durante a realização de uma atividade física, o suor auxilia na regulação da temperatura corporal, aumentando a sensação de sede fazendo com que ocorra a ingestão de mais água, o que não acontece com uma pessoa idosa.

Além de líquidos, frutas, verduras e legumes, devem compor a dieta diária do idoso para que não fique restrito apenas ao ato de tomar água, suco, chás ou qualquer outra bebida.

Vale lembrar que esse oferta deve ser constante aos idosos que convivem com os familiares ou cuidadores e os que vivem sozinhos, as pessoas mais próximas a ele, devem ficar atentos aos sintomas mencionados acima pois eles podem de forma isolada ou não, significar um processo de desidratação momentâneo ou crônico que necessita de mais atenção e cuidados.

Forte abraço, por favor cuide-se bem, dos outros também e conte comigo!

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/idosos-precisam-ter-ainda-mais-atencao-com-a-hidratacaoe https://saude.abril.com.br/alimentacao/perigos-ocultos-falta-agua/

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados