A expressão Síndrome do Coração Partido te remete algo?

 A expressão Síndrome do Coração Partido te remete algo?
Compartilhe essa matéria

Certamente você já usou esta nomenclatura a Sindrome do Coração Partido, como se fosse na adolescência, a primeira crise amorosa, ou na perda de um ente querido. Acredite isto também a nomenclatura da Cardiomiopatia de Takotsubo.

A Cardiomiopatia conhecida como Sindrome do Coração Partido é causada por um descontrole emocional induzida por estresse agudo emocional ou físico. Seja, por o rompimento de um relacionamento, a perda de um ente querido, a perda de um emprego ou até mesmo uma forte emoção como ser contemplado pelo prêmio de um jogo de loteria.

Mas esta síndrome tem tido seus casos aumentados aparentemente relacionados as caractrísticas do isolamento da COVID-19, isto porque através de uma investigação da Equipe de Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, nos últimos meses foram contatados um aumento significativo do casos de Cardiomiopatia de Takotsubo, de pacientes que se encontravam em quadro de angústia devido ao isolamento social, aflições dos números de casos da doença e perdas repentinas, as reações podem provocar a liberação do hormônio do estresse que afetam temporariamente o comportamento habitual do coração.

Vale ressaltar que somente o médico, através de exames específicos pode diagnosticar a cardiomiopatia, mas você pode ajudar o seu coração com hábitos saudáveis, exercícios e alimentação regular, além é claro de exames preventivos.

Os sintomas são muito comuns aos de um infarto agudo do miocárdio, mas sem as obstruções aparentes que caracteriza a doença:

Dor no peito;  Hipotensão;

Falta de ar; Desmaios;

Cansaço extremo;

Sudorese abundante;

Angina – dor no peito causada pelo enfraquecimento dos

músculos do coração;

Arritimia – é uma alteração nos batimentos do coração, palpitações ou vibração.

Sabe-se também que grande parte dos casos seus sintomas somem espontaneamente, e até mesmo sem tratamento, por isso diretamente ligados aos casos de estresse físico e emocional inesperado. E quem sente relata que o coração dói, assim como um Coração Partido.

 

Cristiane Marcantonio

Fonte: Cleveland Clinic, nos Estados Unidos – Dr Ankur Kalra

Site Dr Drauzio Varela

0 Reviews

Relacionados